17.12.06

Os Anos de Formação


Charles Édouard Jeannerret nasceu em 1887, na cidade suíça de La Chaux-de-Fonds, perto da fronteira com a França. Durante sua formação como designer e gravador na escola local de artes e ofícios, Jeannerret envolveu-se com as últimas fases do movimento Arts and Crafts (Artes e Ofícios).

A natureza constituía uma importante fonte de ornamento decorativo e Le Corbusier estudou a estrutura e os padrões de crescimento de plantas e conchas. Jeanerret descreveu sua adolescência:
“Meus anos de infância se passaram com meus colegas em meio à natureza. Meu pai, aliás, dedicava um culto apaixonado às montanhas e ao rio que formavam nosso lugar. Estávamos constantemente nos cumes; o imenso horizonte nos era costumeiro. Quando o mar de nevoeiro se estendia ao infinito, era como o verdadeiro mar – que jamais eu vira. Era o espetáculo culminante. A idade de adolescência é a idade da curiosidade insaciável. Fiquei sabendo como eram as flores por dentro e por fora, a forma e a cor dos pássaros, compreendi como cresce uma árvore e por que se mantém em equilíbrio mesmo em meio ao temporal.”
Na Escola de Arte de La Chaux-de-Fonds, conheceu seu mestre L’Eplattenier, que persuadiu Jeanerret a se iniciar como arquiteto e a utilizar o desenho como principal ferramenta de observação. L’Eplattenier via a natureza como principal fonte de inspiração para o artista decorador; suas opiniões se deviam muito aos escritos de Ruskin e por Owen Jones em seu livro The Grammar of Ornament.
Sua primeira casa, a Villa Fallet é resultado das influências de L’Eplattenier e da natureza de La Chaux-de-Fonds. Seu estilo vernáculo era uma variação das casas de sua cidade natal, e seus elementos decorativos derivavam da flora e da fauna da região.