Segundo Frampton, a contribuição mais importante e duradoura da Ville Contemporaine “foi sua unidade Immeuble-Villa, Uma adaptação da Maison Citrohan como célula-base de moradias de grande altura e densidade habitacional”.
A unidade Immeuble-Villa foi exposta como protótipo no Pavillion de L’Esprit Noveau, o qual foi uma condensação dos conceitos puristas. O Purismo era a nova linguagem arquitetônica de Le Corbusier que, por volta de 1925 havia alcançado a maturidade. O tema da villa burguesa foi explorado 1925, quando Jeanerret publicou Les 5 points d’une architecture nouvelle(Os cinco pontos de uma nova arquitetura), base para os projetos da Maison La Roche, da Villa Garches, da Villa em Stuttgart e da Villa Savoye:
- Os pilotis elevam a massa acima do solo;
- A planta livre, obtida mediante a separação entre as colunas estruturais e as paredes que subdividem o espaço;
- A fachada livre, o corolário da planta livre no plano vertical;
- A longa janela corrediça horizontal;
- O jardim de cobertura que recria o terreno coberto pela construção da casa.
A Villa Savoye representa a apoteose da tentativa de Le Corbusier de criar a moradia ideal, o projeto é a realização plena das idéias exploradas inicialmente no modelo Citrohan.