13.12.06

A Década Heróica: 1920 – 30



Jeanerret adotou o pseudônimo Le Corbusier em 1920. Em 1922, tanto a Maison Dom-Ino quanto as Ville Pilotis foram aperfeiçoadas como a Maison Citrohan e a Ville Contemporaine, e os dois projetos foram expostos no Salon d’Automne .
O nome Maison Citrohan era uma homenagem à fabrica de automóveis Citroën, uma vez que Le Corbusier acreditava ser esta tão eficiente quanto as novas máquinas do século XX. Em Por Uma Arquitetura explicou como o conceito substituiria a antiga casa que, segundo ele, usava mal o espaço. Afirmava que era preciso “considerar a casa como uma máquina de morar ou como uma ferramenta,... prática como uma máquina de escrever”.
Le Corbusier ansiava por desenvolver as conotações urbanas de sua arquitetura. A Ville Contemporaine, uma cidade utópica para 3 milhões de habitantes era uma crítica às ruas estreitas e aos cortiços confinados e escuros das cidades da época, os apartamentos e casas eram bem espaçosos e iluminados, distribuídos em áreas verdes.

Segundo Frampton, a contribuição mais importante e duradoura da Ville Contemporaine “foi sua unidade Immeuble-Villa, Uma adaptação da Maison Citrohan como célula-base de moradias de grande altura e densidade habitacional”.

A unidade Immeuble-Villa foi exposta como protótipo no Pavillion de L’Esprit Noveau, o qual foi uma condensação dos conceitos puristas. O Purismo era a nova linguagem arquitetônica de Le Corbusier que, por volta de 1925 havia alcançado a maturidade. O tema da villa burguesa foi explorado 1925, quando Jeanerret publicou Les 5 points d’une architecture nouvelle(Os cinco pontos de uma nova arquitetura), base para os projetos da Maison La Roche, da Villa Garches, da Villa em Stuttgart e da Villa Savoye:

  1. Os pilotis elevam a massa acima do solo;
  2. A planta livre, obtida mediante a separação entre as colunas estruturais e as paredes que subdividem o espaço;
  3. A fachada livre, o corolário da planta livre no plano vertical;
  4. A longa janela corrediça horizontal;
  5. O jardim de cobertura que recria o terreno coberto pela construção da casa.

A Villa Savoye representa a apoteose da tentativa de Le Corbusier de criar a moradia ideal, o projeto é a realização plena das idéias exploradas inicialmente no modelo Citrohan.